Ficou pronta a maquete da FATEC Guaratinguetá

março 31, 2012 § 3 Comentários


À pedido dos coordenadores, Professor Sandro (Indaiatuba) e do Professor Alvarenga (Guaratinguetá), iniciamos a construção de uma maquete em fevereiro deste ano e que foi concluída em 24 de março.

A coordenação deste projeto foi do Professor Me Sandro Roberto Calabrezi, a execução foi do Professor Me  Reinaldo Toso Júnior com o auxílio do Estagiário Othom Santos de Araújo.

Esta maquete é mais uma peça didática do Projeto Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Logística e Produtividade – Laboratório de Logística (LOGISLAB) da Fatec Indaiatuba.  Pertencente a grande área das Ciências Sociais Aplicadas, na área da Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Logística. Faz parte da Implantação de Laboratório Multidisciplinar e Constituição de Grupos de pesquisa Interdisciplinares.

“Para o aprendizado  tecnológico é necessário o contato com o contexto  real das empresas,  e  estar  nas  empresas  constantemente  envolve  certas  limitações  logísticas  e financeiras  e  interfere  na  administração  e  condução  da  aprendizagem,  pois  a  inserção gradativa no ambiente empresarial se dá com maior foco durante a realização do estágio em um curso tecnológico.

Embora visitas às empresas possam ocorrer, estas representam  fragmentos  e  nem  sempre  à  apresentação  de  slides,  fotos  e  filmes  na  sala  de  aula aproxima o aluno daquilo que aprende ao objeto no qual vai aplicar o conhecimento.  A  prática  de  trabalhos  interdisciplinares  carece  de  certas  experimentações  e contatos que estimulem a criatividade e a visão espacial de certos arranjos industriais, de transportes  e  gestão. Nem  sempre  a  tecnologia  pura,  em  si,  desprovida  de  elementos interativos  estimula  ou  desenvolve  a  criatividade,  uma  vez  que  sem  interesse  não  há criatividade.” CALABREZI, TOSO e OSSADA, 2010[1]

[1]Uso de maquetes e dioramas no ensino técnico e tecnológico em unidades do Centro Paula Souza.

Esta maquete que é entregue à FATEC GUARATINGUETÁ tem o objetivo de despertar este interesse, gerar interações e atividades, provocar consequências, espera-se com ela um envolvimento e por meio da criatividade o desenvolvimento de novas etapas na confecção da maquete, mas não somente a maquete em si, mas a construção de soluções criativas e plausíveis sobre uma situação proposta.

Com isto espera-se que os estudos sejam dirigidos para um problema, uma dada situação, que levem as respostas.
A metodologia adotada é a pesquisa-ação onde o ator (o aluno) estuda e aplica conhecimentos tecnológicos para a solução do problema, a motivação vem de um “ganho” lúdico, que é a maquete, uma espécie de jogo de descobrir, tentar e aplicar.

Este o primeiro produto do LOGISLAB para outra FATEC, agora torna-se um prática INTER-FATECs.

A maquete tem um circuito oval simples com dois desvios e duas saídas para terminais, no  centro da peça há uma montanha, para servir de paisagem e ao mesmo tempo de obstáculo.

O túnel é alto o suficiente para o modo Double Stack e o PiggyBack e a largura permite um segundo circuito oval ou uma via pavimentada.
Todo o contorno tem uma estrada perimetral, de terra, que pode ser “asfaltada”, para isso pode-se utilizar EVA preto ou lixa d´água preta para imitar a pavimentação.

No lado oposto do controlador há um espaço para abrigar um porto, todo o pátio é de terra e pode ser “concretado”, para isso utiliza-se EVA cinza ou lixa d´água cinza.

Para colar utiliza-se cola PVA branca “extra” ou cola de contato, a cola de borracha.  A cola de borracha se aplica  nos dois lados, espera-se cinco minutos e se junta com força. A cola de PVA precisa ser um pouco “prensada”.
Uma ideia boa é expandir a maquete com outras pranchas de 1,60 x 2,20 até fazer um U ou um tipo de S. Isso preenche a sala e dá uma sensação de ser estar dentro da maquete.

Os trens são da Frateschi (http://www.frateschi.com.br/) e podem ser comprados em lojas de ferreomodelismo, os carrinhos são diversos, muitos são MAISTO  (http://www.maisto.com) e são comuns em hipermercados, também podem ser os HOT WHEELS (http://www.hotwheels.com), outros são da coleção SOLZINHO (http://www.rihappy.com.br) , embora existam caminhões e carros HO de ferreomodelismo, o problema é o custo elevado das peças neste caso, embora a qualidade não se discuta.

O cuidado com as linha MAISTO e HOT WHEELS é a escala, 1/64, então deve-se procurar veículos utilitários, caminhões e guinchos, pois estes dão para usar como se fossem HO (1/87) e baixar um pouco o custo total.

Na maquete foram utilizados dois KITS da linha Solzinho, um de bombeiros  e outro de construção, isso ajuda a “povoar” a maquete e dar enredo para situações e discussões.

A questão é representar situações, por isso o maior cuidado é sempre procurar itens mais baratos, mas que fiquem em harmonia com a escala HO 1:87. Uma peça interessante é o trator que virou empilhadeira diesel de pátio, uso outdoor, o rolo compressor do trator foi removido e colocado no lugar um garfo de empilhadeira que tinha “olhos” no lugar do para-brisa, a carcaça com olhos foi descartada e com as duas peças (vendida em lojas de R$ 1,99) montou-se uma empilhadeira bastante factível, reduzindo muito o custo da maquete.

Também utiizados os cavalos mecânicos toco com baú semirreboque dois eixos da GUISVAL (http://www.guisval.com.br/), que vai bem na maquete, e completa a cena da plataforma tornando a cena bem interessante, quais não são as lições de recebimento e expedição que não podem sair desta visualização?

A montanha e as construções são removíveis, isso permite que seja transportada em segurança sem danificar as partes menores.

Resta o pequeno armazém da plataforma, que pode ser estudado e “povoado” com porta-paletes e cargas paletizadas. Que tipo de carga mais se adéqua a esta plataforma? E aquela rampa ao lado da escada? Para que serve?  Mãos a obra!

“Curtimos muito fazer isso, tudo foi feito com muito carinho, divirtam-se e estudem, estudar e pesquisar é a maior aventura do homem”.  Professor Reinaldo.

 

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As marcas, logomarcas, nomes e sites das empresas pertencem à estas empresas e a sua figuração, exibição e descrição aqui é para fins didáticos. O apanhado de textos e obras é conforme o artigo 46, inciso IV da Lei número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 da República Federativa do Brasil. É destinada para uso exclusivo dos alunos em sala de aula ou em aula à distância. Proibida a comercialização e a utilização fora do ambiente escolar/acadêmico.  Considere este produto como peça de aula e como uma aula. Os nomes das pessoas aqui divulgados é exclusivamente para divulgação acadêmica/escolar.

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