Vagão prancha com dois contêineres.

junho 6, 2012 § Deixe um comentário


Vagão prancha com dois contêineres.

Vagão prancha com dois contêineres. Disponível em: https://fatecid.wordpress.com/2012/06/06/maquete-de-intermodais-tecnico-de-logistica-tarde/

Veículo pesado em “container flat rack” com filme plástico termo-encolhível.

Fonte:  TOSO JÚNIOR, Reinaldo. Alguns aspectos da embalagem e a necessidade de integração do marketing com outras áreas da organização.Revista de Ciências Gerenciais, São Paulo, Valinho: UNIANHANGUERA, 11, set. 2007. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/75>. Acesso em: 03 Jul. 2012.

STRECH:

O “Stretch” simples é um plástico esticável de polietileno esticável. É produzido em rolos de vários tamanhos. Pode ser aplicado manualmente e por meio de equipamentos. Na sua formulação há  incorporação de produtos que aumentam a aderência. É aplicado sobre as embalagens em camadas sobrepostas e em sentidos cruzados para evitar a penetração de poeira e umidade. Pode ser transparente ou colorido (preto, azul, etc.). Pode ser usado para proteger caixas, peças e carga paletizada. Não protege contra chuva direta, névoa, névia salina (salt spray – maresia), mas apenas contra os respingos.

SHRINK

O “shrink” é um filme plástico termo-encolhível, pode ser de PVC, Polietileno ou  Poliolefínico ,  é aplicado com  pistola manual (maçarico ou soprador de ar quente), túnel ou por meiro de anel de encolhimento. Quando o plástico recebe o calor ele se contrai compactando o produto. É fornecido em folhas ou em tubos (bobinas).  tem grande resistência mecânica e é muito usado para o agrupamento (unitização) de produtos e cargas.

CONDIÇÕES SEVERAS

As condições severas de tranporte normalmente são encontradas nos embarques marítimos onde a névoa úmida é carregada de sal (maresia – salt spray). O tipo de proteção depende muito do material a ser embalado  e da condição de transporte, mas de maneira genérica pode-se afirmar que o processo envolve filmes plásticos especiais, com a incorporação de agentes químicos inibidores de corrosão (VCI – Vapor Corrosion Inhibitors) de camada espessa, podendo ter ou não uma segunda camada de filme de alumínio e uma terceira camada de filme plástico, embalagem à vácuo, sacos de silica gel (silica gel bags) que absorvem umidade e sacos com composto VCI (VCI bags) estes sacos  são como sachês cuja quantidade depende dos espaços internos a serem protegidos (de grosso modo é total de volume cúbico do “ar” dentro da embalagem e assim sabe-se a quantidade de umidade), por isso a aplicação do vácuo elimina esta umidade suspensa e a oferta de oxigêncio o que torna tanto a silíca ou o VCI mais eficazes. A última etapa é a caixa que envolverá o material, que poderá ser dos mais variados materiais, dentro deste exemplo  extremo é utilizado o compensado naval revestido de folhas de aço zincadas. Como foi dito anteriormente depende do material e das condições de transporte, por isso deve-se buscar orientação técnica com os fornecedores de solução para embalagens nestes casos extremos ou de mercadorias muito sensíveis.

ELETRICIDADE ESTÁTICA

Produtos eletrônicos são muito sensíveis a eletricidade estática –  Descarga Eletrostática (ESD – Electro Static Discharge) , além de inúmeros procedimentos de manuseio especiais e de instalações aterradas dentro de rigorosas normas (1) . Utilizam-se na fabricação dos filmes plásticos, para estas condições, agentes anti-estáticos. (1) As normas podem ser a ABNT NBR14163 ,  ABNT NBR14164, IEC 61000-4-2, entre outras, e muitas com aplicação em conjunto, o que não aqui competência  especificar. Portanto as mesmas recomendações se fazem diante destas situações, que é a de consultar o fornecedor de soluções contra ESD, isto desde o início do projeto.

Marcado:, , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Vagão prancha com dois contêineres. no Blog do Laboratório de Logística da Fatec Indaiatuba - Dr. Archimedes Lammoglia.

Meta

%d blogueiros gostam disto: