Porto fluvial


Porto fluvial

Os portos têm papel extremamente importante para o desenvolvimento do comércio internacional, sem os portos o desenvolvimento das relações comerciais de qualquer país importador/exportador seria obstruída pelos custos e dificuldades de utilização de outros modais.

Os portos fluviais existem em menor número em comparação com os demais portos. Um porto é uma área abrigada das ondas e correntes que é responsável pelo escoamento de bens ou matéria-prima, no caso do fluvial localizado às margens de um rio ou estuário (que é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar). Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras e águas marinhas próximo da sua desembocadura destinado ao atracamento de barcos e navios.

As hidrovias dependem do regime fluvial, ditado pelas chuvas e pela capacidade de escoamento do solo da bacia hidrográfica.

portoflu

Referências:

Entenda a diferença entre porto marítimo e porto fluvial. Disponível em: https://www.argumentcomercioexterior.com.br/entenda-a-diferenca-entre-porto-maritimo-e-porto-fluvial/ Acesso em 29 nov 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s